Bancos em Madeira

Os bancos em madeira, além da característica ecológica, pois a madeira é reaproveitada de antigas fazendas e casarões, são perfeitos para criar um ambiente com decoração mais rústica. Servem para a decoração de ambientes como churrasqueira, cozinha, bar, sala de jantar e jardim. Os bancos de madeira da DDarelli Pisos em Madeira podem ser feitos sob medida.

Os móveis são as peças que caracterizam o seu estilo no ambiente. Se as suas prioridades são conforto, qualidade e beleza, os bancos em madeira com certeza é a melhor opção na hora de comprar os móveis para deixar o lar com a sua cara.

Bancos de Madeira Bancos de madeira

 

Preparação da madeira

Nunca se insiste muito no fato de que a madeira deve estar seca, independentemente do tratamento aplicado. Outro fator importante, quando são necessárias várias camadas, é que a madeira deve ser lixada entre as camadas. Tipos diferentes de madeira necessitam de enchimento. Isto pode ser tão simples como colocar um enchimento de fibra de madeira, que dará uma superfície mais nivelada e menos absorvente. Pode ser necessário utilizar uma massa de enchimento de madeira, que pode ser comprada para combinar com a cor da madeira a ser usada, para tapar buracos, fendas e nós da madeira. A massa mole de interior é adequada para rachas finas, e quando misturada em partes iguais com massa para exterior, serve para os buracos maiores.

Vernizes

Os vernizes, como o poliuretano, ou os acrílicos, que são de secagem rápida, devem sempre ser aplicados no sentido dos veios da madeira com um pincel macio. Certifique-se de que pinta todos os cantos e entalhes, mas não deixe pequenas poças de líquido.Veja se não existem escoamentos, deixe secar e lixe com uma lixa de 400 ou com uma palha de aço fina.

Processos típicos de acabamento

Aplique massa de enchimento para tapar os buracos dos nós da madeira e de fendas, deixe secar e retire cuidadosamente o excesso com um cinzel. Feito isto, a madeira pode ser passada com uma lixa à volta de um bloco de cortiça, trabalhando ao longo da fibra da madeira. Limpe a superfície com um pano limpo e úmido para levantar um pouco a fibra, deixe secar, depois volte a alisar com uma lixa n.° 400, trabalhando novamente ao longo da fibra da madeira. Se quiser pintar a madeira, teste a tinta num pedaço de desperdício de madeira igual para verificar a cor final. Lembre-se de que, preparada a madeira, esta vai absorver mais tinta e ficará muito mais escura. A tinta pode ser aplicada com um pano macio ou com um pincel. Tenha sempre uma extremidade úmida para evitar um mau acabamento. Aplique a tinta em movimento pequenos e circulares.

Acabamentos e cera e verniz

Com a madeira lixada, aplique uma camada de goma-laca, esfregando ligeiramente quando estiver seco. Isto dá uma boa base para o verniz ou para a cera. Aplique o verniz ou a cera com palha de aço muito fina, fazendo movimentos circulares para os fazer penetrar bem na fibra da madeira. Pode polir com um pano macio.

Leia mais: