Pisos de Madeira

A DDarelli Pisos de Madeira vende e instala todos os tipos de piso em madeira existentes no mercado. Trabalhamos com madeira certificada e nossa equipe de instalação é formada por profissionais treinados e experientes na colocação de pisos de madeira em geral.

Escolher o tipo de piso de madeira mais adequado a seu espaço é um passo importante no planejamento da instalação de seu novo piso. Antes de começar a instalação, você deve escolher cuidadosamente o tipo de piso de madeira que deseja. 

Não confunda o tipo de piso com a variedade da madeira a seleção da variedade de madeira é tema da próxima seção. Nossa equipe especializada vai auxiliar você nesta tarefa com dicas importantes, analisando sempre seu desejo e sua necessidade para encontrar o melhor no momento da decisão. Existem três principais tipos de pisos de madeira a considerar:

Piso de Madeira Sólido Os pisos de madeira sólida são de três tipos principais. Cada tipo está disponível tanto em uma versão não-acabada (sem verniz) quanto na versão pré-acabada (com verniz). 

O piso não-acabado deve ser lixado no local de trabalho e receber acabamento (verniz) após a instalação. 

O piso pré-acabado é lixado e recebe acabamento na fábrica de modo que precisa somente da instalação. 

Os três principais tipos de piso de madeira sólida são:

Piso em faixas - é indicado pela espessura e largura das tábuas de madeira. O assoalho em faixas tem uma largura definida, mas a espessura pode variar;

Piso de tábuas - o piso de tábuas vem apenas em duas espessuras, mas diferentemente do piso em faixas, as larguras podem variar. No Brasil a espessura é de 1,9 ou 2 cm, com largura de 6,5 a 20 cm (eventualmente podem ser encomendadas réguas com largura maior);

Piso de parquete - os pisos de parquete têm um visual diferente dos pisos de madeira típicos. São constituídos de padrões geométricos compostos de tacos de madeira individuais mantidos no lugar por fixação mecânica ou adesivo;

Piso de Madeira EstruturadoSala decorada com piso de madeira

O piso de madeira estruturado não deve ser confundido com o piso laminado. Como o próprio nome já diz, trata-se de uma estrutura que serve para aguentar a última camada. O estruturado é produzido colando-se camadas de chapas ou lâminas de madeira. As mesmas dimensões de acabamentos disponíveis nos pisos de madeira sólidos existem no estruturado, sendo que a última camada é a que realmente define o piso em si. 

A principal diferença entre este tipo de madeira e o piso laminado é que o laminado não contém nenhuma madeira de verdade. Veja mais a respeito de piso laminado mais adiante.Piso de madeira estruturado O piso de madeira estruturado não deve ser confundido com o piso laminado. Como o próprio nome já diz, trata-se de uma estrutura que serve para aguentar a última camada. O estruturado é produzido colando-se camadas de chapas ou lâminas de madeira. As mesmas dimensões de acabamentos disponíveis nos pisos de madeira sólidos existem no estruturado, sendo que a última camada é a que realmente define o piso em si. 

A principal diferença entre este tipo de madeira e o piso laminado é que o laminado não contém nenhuma madeira de verdade. Veja mais a respeito de piso laminado mais adiante.

Piso Laminado 

O piso laminado é comporto por quatro camadas.

1- Overlay resistente ao desgaste (laminado à base sob alta pressão e temperatura). É extremamente resistente a arranhões, apoios de móveis, além de umidade e manchas.

2- Lâmina decorativa que bloqueia radiação UV, reforçando a rigidez e resistência a impactos do produto.

3- Placas de fibras de madeira de alta densidade - base de UHF.

4- Underlay de alta resistência à base de resina, que previne absorção de água e umidade do contra-piso. Este tipo de piso é mais comumente usado em projetos comerciais, não residenciais. Ele é muito duro e altamente resistente à umidade e riscos.

Então, que tipo de piso de madeira seria melhor para você? Há várias coisas a ter em mente ao escolher o tipo apropriado de piso para sua casa. Os pisos de madeiras sólidas podem exigir um pouco mais de conservação que o piso de madeira estruturado, mas sempre podem ser lixados novamente e receber novo acabamento. Se receberem manutenção, os pisos de madeira sólidos manterão seu valor melhor que os pisos estruturados. Além disso, decidir entre faixa, tábua ou parquete é, para a maioria, uma questão de gosto. 

Você gosta de tábuas de madeira longas e finas? Então, você deve escolher o piso em faixas. Se preferir tábuas muito largas, então o piso de tábuas é a melhor escolha. E, se você tem um visual mais decorativo em mente, talvez um desenho geométrico os pisos de parquetes serão uma combinação perfeita para seu gosto. Lembre-se de que o piso de tábuas pode exigir algum trabalho extra durante a instalação e seu custo pode ser mais alto que o do piso de faixas.

  

Leia mais: